segunda-feira, 12 de julho de 2010

Venezuela e Equador usam pela 1ª vez o sucre virtual

O Equador e a Venezuela realizaram sua primeira transação comercial usando o sucre, uma moeda virtual defendida pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, como uma forma de a região reduzir sua dependência do dólar. Comunicado divulgado hoje pelo Banco Central da Venezuela disse que a transação envolveu 5.430 toneladas de arroz que o Equador enviou para a Venezuela. O custo do embarque foi de 1,89 milhão de sucres, o equivalente a US$ 2,37 milhões, disse o banco.A transação financeira para a venda do arroz foi realizada ontem entre o Banco da Venezuela e o banco central do Equador.

"Isso é um esforço maravilhoso, porque quebra a hegemonia do dólar e democratiza as economias dos nossos países", disse Chávez, de acordo com o comunicado. "Nós estamos derrubando barreiras." Críticos dizem que o plano do sucre é um sistema multilateral de troca complicado e incômodo.

Membros da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), um grupo de comércio regional desenvolvido pela Venezuela e por Cuba, anunciaram os planos para o início do uso do sucre no ano passado. A moeda foi usada pela primeira vez em fevereiro deste ano, para um embarque de arroz da Venezuela para Cuba. Entre os membros da Alba estão Bolívia, Equador, Nicarágua, São Vicente e Granadinas e a Venezuela.


Fonte:http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/07/venezuela-e-equador-usam-pela-1a-vez-o-sucre-virtual.html


Por Juvio

Equador debate mudança nos contratos de petroleiras

A Assembleia Nacional do Equador vai começar amanhã a discutir um projeto que expropria operações de petroleiras estrangeiras que atuam no país a menos que elas assinem contratos aumentando o controle do Estado sobre a indústria. "O primeiro debate vai começar na terça-feira, e o debate final vai ocorrer no dia 25 de julho", disse Fernando Cordero, presidente da Assembleia. Ele acrescentou que não espera muita oposição ao projeto. "Eu não prevejo nenhum problema na aprovação da lei no dia 25 de julho".

A administração do presidente Rafael Correa quer substituir os contratos atuais, que determinam a partilha da produção entre as companhias petroleiras e o governo, por contratos que transformarão essas empresas em prestadoras de serviços. Sob os novos termos, o país ficaria com toda a produção de petróleo e gás e pagaria às companhias pela extração desses produtos. Se as companhias não quiserem aceitar os novos contratos, será determinado um preço para liquidar os contratos atuais, abrindo caminho para que deixem o país.


Fonte:http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/07/equador-debate-mudanca-nos-contratos-de-petroleiras.html

Por Juvio

Região no Equador que tem oito vulcões ativos

Um país sob constante ameaça – de cada três habitantes do Equador, um é vizinho de vulcões. São 64 vulcões espalhados por um território 30 vezes menor que o do Brasil. Todos são monitorados pelo Instituto de Geofísica, em Quito, onde chegam dados de cem estações: é a maior rede de observação da América do Sul. Satélites, GPS e sismógrafos captam qualquer sinal de alerta.

"Está acontecendo alguma coisa no Tungurahua. Esta linha mostra que houve uma mudança no fluxo interno de lava”, diz um engenheiro. A agulha de outro vulcão, o Antisana, não para.

A atividade se concentra ao longo de uma estrada, e o Fantástico mostra por que o lugar ganhou o apelido de “Avenida dos Vulcões”. São 400 quilômetros. A estrada corta a região central do Equador, onde a Cordilheira dos Andes se divide em duas. Lá estão 8 dos 11 vulcões ativos do país.

Pegamos a Avenida dos Vulcões em Quito e vamos rumo ao sul. Não demora muito e, entre as nuvens, avistamos o Illinizas, um vulcão adormecido. Depois da curva, surge um cone perfeito: é o Cotopaxi. Ele costuma entrar em erupção a cada cem anos, e a última vez que isso aconteceu foi em 1877. Ou seja, já passou da hora de uma nova erupção. Mesmo sem expelir lava, o Cotopaxi provoca muita destruição.

O lugar era uma fábrica de telas, mas a única coisa que sobrou foi uma cúpula, porque ficava no terceiro andar do prédio. Os outros dois andares foram completamente encobertos pelas cinzas do Cotopaxi na última erupção. O vulcão está longe, mas isso significa que numa próxima erupção toda a cidade ao redor que se chama Latacunga está ameaçada. A comunidade de Salcedo, a 40 quilômetros da cratera, também poderia ser atingida por uma nova explosão do Cotopaxi.

Fonte:http://jornalistaantonioribeiro.blogspot.com/2010/04/conheca-regiao-no-equador-que-tem-oito.html

Por Juvio

Equador apreende submarino construído por traficantes


Soldados posam no sábado sobre submarino construído por traficantes de drogas em região de mata em La Loma, no Equador. A embarcação, a motor movido a diesel, foi achada em um pequeno afluente de rio próximo à fronteira com a Colômbia. Segundo as autoridades, ela ainda não tinha sido usada e pode levar toneladas de cocaína.

Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/equador-apreende-submarino-construido-por-traficantes.html

Por Juvio

Crise com o Equador é 'séria e sai da rotina diplomática', diz Celso Amorim


O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) disse neste sábado (22) que a crise com o Equador iniciada pela decisão do país vizinho de suspender os pagamentos de empréstimo concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é “séria e sai um pouco da rotina diplomática”.

Por Juvio

Equador pede que UE valide convenção de direitos de trabalhadores migratórios

Quito, 14 mai (EFE).- O Governo do Equador solicitará à União Europeia (UE) que ratifique a convenção internacional sobre os direitos dos trabalhadores migratórios e seus familiares, durante a cúpula do bloco com América Latina e Caribe, que será realizada na semana que vem em Madri.

A Chancelaria do Equador, em comunicado, apontou que o Governo de Quito pedirá aos países-membros da UE que ratifiquem a convenção, aprovada pelas Nações Unidas em 18 de dezembro de 1990.

O Governo do Equador "considera que 20 anos é tempo suficiente para que os países desenvolvidos ratifiquem a convenção", que desenvolve vários princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, segundo o boletim.

Além disso, a Chancelaria equatoriana fez um chamado "aos países latino-americanos e às organizações europeias de defesa dos direitos dos trabalhadores imigrantes" para que apoiem a iniciativa na cúpula. EFE

Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/equador-vulcao-tungurahua-comeca-a-expelir-cinzas-e-lava.html

Por Juvio

Equador: Vulcão Tungurahua começa a expelir cinzas e lava


QUITO, Equador, 28 Mai 2010 (AFP) -Vários moradores de aldeias próximas ao vulcão Tungurahua, no centro do Equador, tiveram que deixar suas casas nesta sexta-feira, devido a um aumento do processo eruptivo, com o lançamento de cinzas e lava, em meio a uma coluna de vapor.

Uma grande explosão vinda da montanha foi ouvida às 08H47, hora local (11H47, em Brasília), seguida da expulsão de material incandescente, segundo comunicado do Instituto Geofísico (IG, estatal) de Quito.

A retirada da população foi efetuada nas aldeias de Cusúa e Juive Grande, confirmou a Defesa Civil, que participa da operação junto com o Corpo de Bombeiros, a Cruz Vermelha e a Polícia.

Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/equador-vulcao-tungurahua-comeca-a-expelir-cinzas-e-lava.html

Por Juvio

Entenda o conflito entre Venezuela, Equador e Colômbia


A crise diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela teve início no dia 1º de março, quando o Exército colombiano anunciou que matou o número 2 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes.

Reyes, que tinha 59 anos, era considerado um dos homens da linha dura das Farc e braço direito do fundador da guerrilha, Manuel Marulanda ("Tirofijo"), de quem era genro. Ele foi morto com pelo menos mais 10 guerrilheiros durante uma operação nas proximidades de Teteyi, no departamento de Putumayo, que faz fronteira com o Equador.

Logo após a incursão colombiana em território equatoriano, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou a saída de todos os funcionários da embaixada em Bogotá. "Por favor, chanceler (Nicolás) Maduro, feche a embaixada e mande que todos voltem", afirmou Chávez. Ele ordenou ainda ao ministro da Defesa, Gustavo Rangel, que enviasse "dez batalhões para a fronteira com a Colômbia".

"Não queremos guerra, mas não vamos permitir que o império (Estados Unidos) e nem o seu cachorro venham a nos atacar", completou. Chávez criticou Álvaro Uribe, a quem acusou de "mentiroso, criminoso e mafioso", entre outras coisas, pelo que considera uma "flagrante violação da soberania do Equador".

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL335062-5602,00-ENTENDA+O+CONFLITO+ENTRE+VENEZUELA+EQUADOR+E+COLOMBIA.html

Por Juvio


Quadrilha brasileira é presa na Guiana Francesa

Uma quadrilha de assaltantes brasileiros foi detida nesta quarta-feira na Guiana Francesa após ter roubado quatro veículos e atirado contra outros dois carros, informou a Gendarmaria à AFP.


"Seis das sete pessoas que seguiam em um veículo para a fronteira com o Brasil foram detidas em um controle na Rodovia Nacional 2 (RN2), a 40 km do território brasileiro, declarou o tenente-coronel Jean-Marie Laperle.


Cinco dos seis detidos são suspeitos de atacar e roubar quatro carros, entre segunda e terça-feira, e de interceptar outros três veículos, para roubar seus ocupantes, na estrada que leva ao Brasil.


O grupo também tentou assaltar outros dois veículos, que conseguiram escapar, apesar dos disparos dos assaltantes.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1198548-5602,00-QUADRILHA+BRASILEIRA+E+PRESA+NA+GUIANA+FRANCESA.html

Postado por Vinícius Lôndero

Dez brasileiros são presos por tiroteio com gendarmes na Guiana Francesa

Dez brasileiros clandestinos, envolvidos em um tiroteio, no qual uma pessoa morreu, foram presos na Guiana Francesa, informou nesta quarta-feira uma fonte judicial do território francês, na costa norte da América do Sul.


O episódio aconteceu na noite de terça-feira, indicou a fonte, próxima à investigação.


Três dos homens detidos foram acusados de "tentativa de homicídio", e todos foram acusados de "cumplicidade no garimpo ilegal de ouro, formação de quadrilha e estadia irregular", segundo a mesma fonte.


No domingo, quatro gendarmes de Caiena em missão de vigilância tentaram interceptar duas embarcações suspeitas no delta do rio Apruague.


"As embarcações iam descer o rio. As pessoas a bordo haviam escondido material destinado às instalações clandestinas de garimpos de ouro, porque temiam uma intervenção dos gendarmes rio acima. Eles iam dar meia volta, quando foram interceptados", explicou a fonte.


Vários brasileiros que estavam em uma das embarcações abriram fogo contra os gendarmes, que responderam disparando cerca de dez vezes, Os tiros atingiram um dos homens nos barcos, que ficou "fatalmente ferido na cabeça", confirmou a gendarmeria.


Entre os dez brasileiros acusados, "alguns não reconhecem absolutamente nenhum fato. Mas as declarações de alguns outros e dos gendarmes são claras", disse nesta quarta-feira à emissora francesa RFO o promotor da República, François Schneider.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL997727-5602,00-DEZ+BRASILEIROS+SAO+PRESOS+POR+TIROTEIO+COM+GENDARMES+NA+GUIANA+FRANCESA.html

Postado or Vinícius Lôndero

Equador


O Equador, oficialmente República do Equador (em espanhol: República del Ecuador) é um país da América do Sul, limitado a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo Oceano Pacífico. É um dos dois países da América do Sul que não fazem fronteiras com o Brasil, além do Chile. Além do território continental, o Equador possui também as ilhas Galápagos, a cerca de 960 km do território continental, sendo o mais próximo daquelas ilhas. Seu território de 256 370 km² é cortado ao meio pela Linha do Equador. A sua capital é Quito, todavia a maior cidade e a mais importante economicamente é Guayaquil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Equador

Por Juvio

No Oiapoque, moradores vivem com um pé no Brasil e outro na Guiana Francesa


Partindo de Macapá rumo à fronteira norte do Brasil, quase metade dos 580 quilômetros da BR-156 é de terra. No caminho, uma sucessão de pontes inacabadas. Depois de dez horas de viagem, chega-se ao Oiapoque. A cidade, com 19 mil habitantes, tem um jeito de faroeste: tudo gira em torno do ouro e do euro.


Do outro lado do rio, fica Saint George de L'Oyapock, na Guiana Francesa. É um território francês na América do Sul. A travessia dura cinco minutos e o preço é fixado na moeda estrangeira. Os brasileiros que atravessam o rio vão para Saint George para trabalhar como pedreiros, empregadas domésticas, mas, principalmente, para os garimpos ilegais. O problema é que os clandestinos encontram, do lado de cá, em território francês, uma polícia cada vez mais rigorosa e disposta a reprimir a imigração ilegal.


O ouro dos garimpos em território francês é o que alimenta a cobiça dos brasileiros. Conseguimos permissão para acompanhar a travessia clandestina de garimpeiros para a Guiana.

Os barcos saem carregados de combustível, sacas de comida e até móveis.

No Brasil, os comerciantes derretem as pepitas para transformá-las em barra. O gerente diz que tira nota fiscal, paga impostos à Receita e envia o ouro à empresa matriz para negociá-lo na bolsa de valores. Ou seja, legaliza o minério que todos sabem ter origem ilícita.

Mas a vida neste pedaço da fronteira não se resume a casos de polícia. Na pacata Saint George de L'Oyapock, com três mil habitantes, encontramos muitos casais binacionais como a brasileira Érica e o guianense José. O casal aproveita o que cada lado da fronteira tem de melhor. Érica prefere pegar o barco e ir ao açougue do lado brasileiro. Para quem ganha em euro, sai muito mais barato. Além disso, a carne é fresca e no lado francês, congelada. Já o vinho do almoço é um legítimo bordeaux. “Não fico com saudade do Brasil, porque todo dia a gente tem um pouquinho dele”, afirma Érica.

Fonte: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL857217-16052,00-NO+OIAPOQUE+MORADORES+VIVEM+COM+UM+PE+NO+BRASIL+E+OUTRO+NA+GUIANA+FRANCESA.html

Postado por Vinícius Lôndero

Detido na Guiana Francesa policial suspeito de violentar brasileiras

Um funcionário da polícia de fronteira da Guiana Francesa foi detido no dia 31 de dezembro após o depoimento de uma brasileira, em situação irregular no território, que acusou o agente de estupro, anunciou a justiça de Caiena.


O homem, de 26 anos, já havia sido indiciado em setembro por violentar duas cidadãs brasileiras.


"Segundo as vítimas, os fatos aconteceram no centro de detenção de Rochambeau", declarou à AFP o promotor François Schneider.


As brasileiras acusaram o oficial de ter imposto relações sexuais no centro de detenção em troca da promessa de transporte para a fronteira fluvial da Guiana, de onde poderiam retornar ao território francês de maneira mais rápida que no caso de expulsão por avião.


O advogado do agente disse que o cliente nega as acusações.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL944489-5602,00-DETIDO+NA+GUIANA+FRANCESA+POLICIAL+SUSPEITO+DE+VIOLENTAR+BRASILEIRAS.html

Postado or Vinícius Lôndero

Adiado lançamento de satélite europeu na Guiana Francesa

O lançamento do satélite militar "Helios 2B", previsto inicialmente para o último dia 9 e depois para hoje, foi novamente adiado e, se possível, acontecerá amanhã na base espacial de Kuru, na Guiana Francesa.


O consórcio espacial europeu Arianespace confirmou o adiamento da missão, sem dar mais detalhes, apenas informando que a contagem regressiva foi paralisada minutos antes do momento do lançamento, previsto para 13h26 (14h26, Brasília).


"Buscaremos fazer uma nova tentativa amanhã", anunciou o presidente de Arianespace, Jean-Yves Le Gall.


O primeiro adiamento se deveu a problemas técnicos detectados no foguete "Ariane 5", que deverá pôr em órbita o novo satélite de observação militar.


Uma vez posto em órbita, o "Helios 2B" poderá observar qualquer ponto da Terra sincronizado com o Sol para garantir a mesma iluminação nas fotografias tiradas sobre um mesmo ponto e evitar assim a possível distorção de imagens.


As Forças Armadas poderão utilizar depois essas imagens para preparar missões e estudar possíveis ameaças, assim como para elaborar mapas de zonas pouco conhecidas, especialmente de países em conflito, ou para se preparar para catástrofes meteorológicas. EFE

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1419068-6174,00-ADIADO+LANCAMENTO+DE+SATELITE+EUROPEU+NA+GUIANA+FRANCESA.html

Postado por Vinícius Lôndero

Espanha e Alemanha lançam satélites de base na Guiana Francesa

Um foguete Ariane-5 foi lançado de uma base na Guiana Francesa nesta quinta-feira para colocar em órbita um satélite de telecomunicações espanhol e um satélite militar alemão, disseram autoridades.


Vinte e sete minutos após deixar o Centro Espacial de Kourou, pertencente à Agência Espacial Europeia, o foguete liberou o satélite AMAZONAS-2 para a operadora de telecomunicações da Espanha Hispasat, que oferece serviços para a América Latina.


Seis minutos mais tarde, o foguete colocou em órbita o satélite COMSATBw-1 para o Exército alemão.


"Esse satélite tem novos e seguros sistemas de comunicação para as Forças Armadas da Alemanha", disse o coronel Pirmin Meisenheimer, das Forças de Defesa da Alemanha.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1326580-5602,00-ESPANHA+E+ALEMANHA+LANCAM+SATELITES+DE+BASE+NA+GUIANA+FRANCESA.html

Postado por Vinícius Lôndero

Foguete Ariane será lançado na sexta-feira da Guiana Francesa

Um foguete Ariane, carregando dois satélites de telecomunicações e inicialmente programado para ser lançado no mês passado da Guiana Francesa, deverá partir na sexta-feira, informou a companhia Arianespace.


"Após inspeções adicionais, a Arianespace decidiu reiniciar a contagem regressiva final para sua missão com os satélites ASTRA 3B e COMSATBw-2", informou a companhia num comunicado emitido por sua sede nos arredores de Paris, na França.


"A decolagem do lançador Ariane 5 está agora marcada para a noite de sexta-feira, 9 de abril", disse.


Sua primeira tentativa de lançamento, em 26 de março, foi suspensa horas antes da decolagem prevista devido a uma anomalia no subsistema do lançador.


O ASTRA 3B fornecerá transmissão direta às residências de toda a Europa para a SES S.A., sediada em Luxemburgo, e o COMSATBw-2 é projetado para proteger as comunicações militares do Ministério da Defesa alemão.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1559129-5602,00-FOGUETE+ARIANE+SERA+LANCADO+NA+SEXTAFEIRA+DA+GUIANA+FRANCESA.html

Postado por Vinícius Lôndero

Brasileira é detida na Guiana Francesa por suspeita de incendiar companheiro

Uma brasileira de 47 anos, originária de Belém, foi detida nesta segunda-feira (1.º) na região oeste do departamento de Mana, na Guiana Francesa, informou nesta terça-feira a polícia local.

Ela é suspeita de ter assassinado o próprio namorado. Segundo a polícia, ela teria jogado gasolina na vítima e ateado fogo. O crime teria ocorrido em um garimpo clandestino.

Segundo os primeiros elementos da investigação, "um desentendimento amoroso" ocorrido na última sexta-feira teria sido a causa do incidente.

O homem chegou a ser levado ao posto da delegacia de Saut-Sabbat, no rio Mana, e foi trasladado ao centro hospitalar de Saint-Laurent de Maroni (na fronteira com o Suriname), a 40 km do local do crime. Entretanto, a vítima não resistiu e morreu na manhã de domingo.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1512397-5602,00-BRASILEIRA+E+DETIDA+NA+GUIANA+FRANCESA+POR+SUSPEITA+DE+INCENDIAR+COMPANHEIR.html

Postado por Vinícius Lôndero

Brasileiros tentam a sorte na Guiana Francesa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai embarcar nesta terça-feira (12) para a Guiana Francesa, onde terá um encontro com o presidente da França, Nicolas Sarkozy.


Milhares de brasileiros vivem na capital da Guiana, Caiena. Gente que atravessou a fronteira em busca de oportunidades.

A Guiana Francesa é território francês. Caiena, a capital, fica a menos de 200 km do Oiapoque, no norte do Brasil.

Duzentas mil pessoas vivem na Guiana. A maioria de imigrantes vindos da China, Suriname e Haiti. Oficialmente, 20 mil brasileiros moram lá, mas o Itamaraty acredita que há outros 50 mil ilegais. Pelas leis da Guiana, todas as crianças, mesmo as que estão em situação irregular, têm direito à educação. O salário mínimo é de 1.100 euros (quase R$ 3.000), mas o custo de vida também é alto. Um quilo de tomate custa quase R$ 13

Quase todos os dias, brasileiros que estão ilegalmente na Guiana Francesa são detidos pela policia e levados para um centro de detenção onde o processo é rápido. Os brasileiros ficam no máximo 2 dias antes de serem mandados de volta ao Brasil.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL295146-5602,00.html

Postado por Vinícius Lôndero