segunda-feira, 26 de abril de 2010

Atleta que morreu ao reagir a assalto é enterrado no ABC


Foi enterrado nesta segunda-feira (26) o corpo do halterofilista de 32 anos assassinado na porta de casa em São Bernardo do Campo, no ABC. No domingo (25), ao ser assaltado pela segunda vez em menos de quatro meses, o atleta reagiu e acabou baleado.

A vida foi interrompida pela violência. Alexandre Rodrigues era atleta. Passava os dias treinando levantamento de pesos e à noite ia para o serviço. “Ele ganhou já o (Campeonato) Paulista, estava se preparando para competir no (Campeonato) Brasileiro. Era totalmente tranquilo, nunca se estressava com nada”, afirmou o treinador André Witkowsky.

A vítima conversava com o irmão e duas amigas na frente de casa, no bairro Baeta Neves, quando foi surpreendido por dois ladrões, reagiu e levou um tiro no pescoço. Felipe, irmão de Rodrigues, contou que conseguiu tomar a arma de um dos criminosos. Na briga, um dos ladrões também foi baleado. Os dois aparentavam ser bem novos. “Tinha entre 17 e 18 anos. Era molecão”, disse Felipe.

Dois meses atrás, Rodrigues havia sido vítima de outro assalto. Os criminosos atiraram, mas o tiro não o acertou. Ele teve a moto roubada. A família contou que o atleta estava revoltado com a violência no bairro. “Ele sempre falava que trabalhou a vida inteira para conseguir comprar uma moto e não ia deixar ninguém roubar de uma hora para outra assim”, afirmou Gizele Rodrigues, irmã dele.Por Vinícius Lôndero

Ladrão usa máscara comprada na internet e engana polícia seis vezes



Um homem enganou seis vezes a polícia americana ao passar por negro usando uma máscara de silicone comprada pela internet.

Conrad Zdzierak tem a pele branca e roubou seis bancos na cidade de Springdale, no estado de Ohio (EUA), usando uma máscara com traços negros, facilmente encontrada na internet com o nome de "The Player" ("o jogador", em português) por R$ 1,2 mil.

A polícia ficou intrigada por não conseguir pistas do ladrão, até que Zdzierak se hospedou em um hotel na região e os agentes conseguiram detê-lo.

O ladrão roubou cerca de US$ 3 milhões.Por Vinícius Lôndero

Mulher sobrevive a queda de 18 metros em mina na Austrália


A australiana Donna Synnerdahal, de 47 anos, sobreviveu a uma queda de 18 metros em um buraco de uma mina na região de New South Wales, na Austrália.

A mulher voltava da casa de alguns amigos com seu cachorro quando tropeçou e caiu numa das entradas da mina, um buraco de 30 centímetros de diâmetro.

Os amigos de Donna deram conta de seu sumiço e chamaram a polícia.

Ao vasculhar o local da mina, os policiais escutaram o gemido da mulher e assim chamaram o resgate. Donna Synnerdahal saiu do buraco viva, mas repleta de ferimentos e escoriações. Ela foi levada para o hospital local, onde se recupera.

Segundo o Departamento da Indústria de NSW, a australiana sobreviveu ao acidente devido ao tamanho do buraco, que teria desacelerado a queda.Por Vinícius Lôndero

Estudante brasileiro percorre 2,4 mil km nos EUA por direitos de imigrantes


Como todo estudante que vive nos Estados Unidos, o carioca Felipe Matos, segundo da esquerda para direita na foto, 23 anos, esperou concluir o high school (equivalente ao segundo grau no Brasil) para se matricular em uma faculdade. Dono de um currículo invejável, tentou uma vaga na Duke University, uma das melhores universidades americanas, na Carolina do Norte. Após alguns dias, recebeu uma carta dos selecionadores afirmando que ele cumpria todos os critérios exigidos, mas não poderia estudar na instituição: a lei sobre imigração em vigor no estado impedia a efetivação de sua matrícula.


A decepção inicial se transformou em mobilização. O estudante se juntou a outros três amigos imigrantes - a equatoriana Gaby Pacheco, o colombiano Juan Rodriguez e o venezuelano Carlos Roa – e decidiu atravessar, a pé, os 2.400 quilômetros que separam Miami da capital do país, Washington, numa marcha pelo fim das deportações de jovens e pela aprovação do “Dream Act”. Trata-se de uma emenda que é parte da prometida reforma migratória americana que está no Congresso desde 2001 e permite que jovens imigrantes ganhem um visto de residência de seis anos para cursar uma universidade.

Por Vinícius Lôndero

O Centro de Ciências Agrárias da UFSCar criou duas das 13 variedades de cana que estão no mercado à disposição dos agricultores.


Treze novas variedades de cana estão no mercado à disposição dos agricultores. Duas foram criadas no Centro de Ciências Agrárias da UFSCar Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

O sistema irriga o futuro da produção canavieira. As mudas são plantadas em pequenos viveiros. Os pés estão todos identificados. O crescimento é acompanhado passo a passo em laboratório. As duas variedades já foram testadas em plantios comerciais. Por isso, têm benefícios comprovados.

“É mais resistente à seca e perde menos água”, disse Gustavo Leopoldino dos Santos, técnico agrícola.

A pesquisa foi feita no campo experimental da Universidade Federal de São Carlos, em Araras, São Paulo. Os pesquisadores do Departamento de Biotecnologia Vegetal levaram 14 anos para chegar ao resultado.

As novas variedades apresentam algumas vantagens em relação à cana cultivada em canaviais como os do centro do Estado. São características que permitem melhor adaptação aos diferentes tipos de clima no país. Uma delas também vai atender a uma exigência do setor para os próximos anos. Ela cresce mais reta, o que facilita a colheita mecanizada.

“Vai se tornar mais eficiente para ser colhida mecânica. Então, não havendo a necessidade de se queimar a cana”, explicou Marcos Sanches, agrônomo da Universidade Federal de São Carlos.

Apesar da mesma eficiência, as duas novas variedades guardam diferenças entre si. “Uma tem o palmito mais arroxeado do que a outra. Uma tem também a gema mais saliente do que a outra. E em uma o palmito é mais ceroso do que a outra”, comparou Gustavo Leopoldino dos Santos, técnico agrícola.

Por Júvio

Menina de cinco anos é a única sobrevivente de acidente de trânsito

Nicole de apenas cinco anos de idade é a única sobrevivente do acidente de trânsito. Ela sofreu traumatismo craniano, fraturas nas pernas e nos braços e está internada na UTI. O estado de saúde da menina é grave.

“Se ela não tivesse viva eu também não estava mais viva. Minha vida agora é ela”, lamenta Luzinete Barros, avó da Nicole.

“A dor é muito grande, todo mundo ta sem palavras e inconformado”, desabafa Daiane Rodrigues, amiga da família.

Nicole saiu de casa para passar o final de semana no município de Águas de São Pedro na companhia da mãe, de um irmão, de um primo e dos tios. Segundo a família, as crianças não iriam ao passeio. Só conseguiram ir depois de muita insistência, mas a viagem tão desejada por elas foi interrompida de uma forma brusca.


Por Júvio

Babá suspeita de agressão vai a delegacia com advogados e sogra

A babá suspeita de agredir um bebê de sete meses, em Igarassu (PE), chegou à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), no Recife, nesta segunda-feira (26), acompanhada de dois advogados, da sogra e da cunhada. Segundo a delegada Mariana Freitas, a babá, de 38 anos, deve prestar depoimento depois da sogra dela.

Os pais prestaram depoimento no fim de semana. A babá trabalhava havia poucas semanas na casa da família. Segundo a delegada, não há registro de antecedentes criminais. Como não houve flagrante e não há mandado judicial contra a suspeita, ela não deve ser presa.

Por Júvio

Jovem atropela grávida com filha de cinco anos e depois é executada

 Motorista embriagada causa tragédia em Macaé. Pamela de Souza, decidiu dirigir depois de beber na comemoração de seus 24 anos. Ela atropelou uma gestante e a filha dela, de 5 anos. A criança morreu e a mãe encontra-se em estado grave. Após o inicidente, Pamela tentou fugir mas bateu em um poste e logo depois foi executada com cinco tiros, por o que acredita ser, um traficante local.

Por Vinícius Lôndero

Doença rara faz menino de 11 anos envelhecer 5 vezes mais rápido


Harry Crowther,11,  de West Yorkshire, na Inglaterra, sofre de progéria atípica, uma forma um pouco menos severa da progéria clássica conhecida como síndrome de Hutchinson-Guilford.

O menino, que é menor do que outros garotos da sua idade, não tem gordura corporal e suas feições faciais são semelhantes às de um paciente da síndrome clássica - sua expectativa de vida, porém, pode ser mais alta.

O menino toma analgésicos quatro vezes por dia e faz hidroterapia para ajudá-lo a suportar a dor e exercitar as juntas.

O jovem, que também é escoteiro e anda de skate e bicicleta, tem que manter uma dieta baixa em gorduras e realizar atividades físicas, mas ele fica cansado rapidamente.

"A doença não para Harry - ele segue vivendo", disse sua mãe.

Por Vinícius Lôndero

Terremoto no Amazonas de magnitude 4,9

Um terremoto de magnitude 4,9 a atingiu o estado do Amazonas e região de fronteira com o Peru neste domingo (25), segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Não há informações sobre estragos ou vítimas.

O abalo ocorreu às 18h09, e seu epicentro foi localizado a 100 km da cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, e a 245 km de Pucallpa, no Peru.

Por Vinícius Lôndero

Motorista erra manobra em shopping e fere uma pessoa em SP


Ao se atrapalhar com a marcha do carro automático, um motorista feriu levemente outra pessoa na tarde desta segunda-feira (26) quando manobrava na garagem do Shopping Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa do local, ele bateu com o veículo na parede e pedaços de concreto atingiram um cliente que passava pela calçada, ainda na área interna do shopping. A vítima teve um corte na cabeça e passa bem.

Um buraco foi formado na fachada do shopping. A assessoria de imprensa do shopping informou que o motorista estava no G3. Às 16h30, o cliente machucado ainda recebia os primeiros-socorros no ambulatório do shopping. A assessoria do Shopping Morumbi informou que, mesmo aparentando estar bem, o homem foi levado ao hospital. Os bombeiros foram chamados para a ocorrência às 16h e disseram que, quando chegaram, o cliente já tinha sido socorrido.

Por Júvio 

Niemeyer é diagnosticado com infecção urinária, afirma hospital


O Hospital Samaritano, onde Oscar Niemeyer, de 102 anos, está internado, informou nesta segunda-feira (26) que o arquiteto foi diagnosticado com infecção urinária.

Segundo Vera Lúcia Cabreira, esposa de Niemeyer, ele passa bem e não tem previsão de alta. “Os médicos acharam melhor interná-lo, mas ele está bem. Não sabemos o dia que ele vai ter alta”, contou.

A internação ocorreu na tarde do último domingo (25) e, segundo a assessoria de imprensa do hospital, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, o arquiteto passa por exames.


Por Júvio 

Fundador da Playboy ajuda a salvar letreiro


Como os filmes produzidos lá, o letreiro de Hollywood teve um final feliz. E graças à Playboy, ou melhor, ao fundador da revista, Hugh Hefner. Segundo o site The Hollywood Reporter, ele doou US$ 900 mil, de um total de US$ 12,5 milhões, para a organização Trust for Public Land. O grupo comprou a área onde fica o letreiro, que estava à venda e corria o risco de se transformar em um empreendimento imobiliário.

“Nós gostaríamos de agradecer às centenas de doadores no mundo todo que tão generosamente nos ajudaram, e nós devemos um agradecimento especial para Hugh Hefner, que se adiantou no fim para acabar com essa diferença”, disse o presidente da organização Trust for Public Land, Will Rogers.

Por Júvio

Ministro da Saúde recomenda sexo para combate a doenças crônicas


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou nesta segunda-feira (26) que as pessoas façam sexo como uma das medidas de combate a doenças crônicas. A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento da campanha nacional de prevenção à hipertensão arterial. O ministro repetiu a defesa do sexo como combate a doenças em uma entrevista após ao evento.

Por Júvio

Caso Isabella: Juiz nega novo júri para o casal Nardoni


O juiz Maurício Fossen, da 2ª Vara do Júri do Fórum de Santana, negou nesta terça-feira o pedido da defesa do casal para que fosse realizado um novo julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados na madrugada do último dia 27 de março pela morte da menina Isabella Nardoni. Mas o juiz aceitou a apelação da defesa para que seja possível recorrer da pena em outras instâncias da Justiça. Alexandre foi condenado a 31 anos, 1 mês e 10 dias de prisão e Anna Carolina, a 26 anos e 8 meses.

Em sua decisão, divulgada nesta terça-feira, o juiz Maurício Fossen lembrou que com a reforma da Lei 11.689/2008, foi suprimida a disposição legal que previa um novo júri automaticamente para réus que tivessem condenação igual ou superior a 20 anos. Escreveu o juiz: 'foi suprimida a disposição legal de natureza exclusivamente processual (protesto por novo júri), mantendo-se apenas o recurso de apelação e, com isso, respeitado o direito constitucional dos acusados ao exercício do duplo grau de jurisdição, inerente ao direito à ampla defesa'.

A mudança da legislação causa polêmica entre os advogados. Há quem acredite que o casal teria direito de ser levado a novo julgamento porque cometeu o crime em março de 2008, cinco meses antes de entrar em vigor a lei que mudou o benefício automático de novo júri para os condenados a mais de 20 anos. Outros, no entanto, defendem que o que vale é a data do julgamento, e não a do crime. O juiz entendeu que o que vale é a data do julgamento.

Por isso, o juiz terminou a sentença dizendo que recebe 'o recurso interposto pelos réus...exclusivamente como recurso de Apelação, determinando a intimação destes últimos para que apresentem suas razões de recurso no prazo legal, afastada a pretensão dos mesmos quanto ao Protesto por Novo Júri' e determina 'que seja aberta vista dos autos ao representante do Ministério Público (o promotor Francisco Cembranelli), pelo prazo legal, para oferecimento de suas contra-razões de recurso'.

Por Júvio

 

Queda de avião de carga deixa três mortos nas Filipinas

Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas na queda de um avião de carga perto de Manila, nas Filipinas. O Antonov, de fabricação russa, caiu num campo de arroz, ao norte da capital.

O avião de carga caiu a 35 km de um aeroporto que já serviu como base aérea americana. A aeronave explodiu logo após a queda. A força do impacto dividiu o avião em dois.

Moradores da região conseguiram resgatar três tripulantes. A polícia tentava identificar os corpos que ficaram gravemente feridos.

Por Júvio 


Neonazistas fazem protesto contra imigração ilegal em Los Angeles


Um grupo de neonazistas protestou neste sábado (17) contra a imigração ilegal aos Estados Unidos no centro de Los Angeles. Os manifestantes enfrentaram um protesto contrário e houve momentos de tensão, com pedras jogadas entre os grupos.

A polícia se posicionou entre os dois grupos e controlou as manifestações. Não houve feridos nem presos.

Cerca de 50 membros do Movimento Nacional Socialista ergueram bandeiras dos Estados Unidos e bandeiras com suásticas por cerca de uma hora. Os neonazistas também gritaram "sieg heil" ("salve a vitória", uma saudação usada por apoiadores de Adolf Hitler).

A manifestação contrária foi maior que a dos neonazistas, com cerca de 500 pessoas gritando "racistas, vão para casa" e "parem, nazistas".

O protesto dos neonazistas foi em resposta a manifestações recentes na cidade pedindo leis mais brandas e anistia a imigrantes ilegais. Los Angeles tem uma importante população de imigrantes legais e ilegais.

Por Júvio